NOVAS ORDENAÇÕES PRESBITERAIS

Na noite do dia 11 de dezembro de 2020, mesmo em clima de festa, mas sob as restrições das medidas de prevenção da vigilância sanitária, por causa da disseminação do coronavírus, os Missionários Redentoristas da Vice-Provincia, em números reduzidos, um grande número de padres diocesanos, pequenos grupos dos familiares e leigos, mantendo a orientação de distanciamento físico, reuniram-se na Igreja Matriz de Santa Teresa, na cidade de Ribeira do Pombal (BA) para a Celebração Eucarística, presidida por Dom Guido Zedron, bispo de diocesano de Paulo Afonso (BA), na qual dois Diáconos: um Diocesano e um Redentorista foram ordenados Presbíteros: Pe. Jeferson Pereira (do Clero de Paulo Afonso) e Pe. Sergio Reis Santos CSsR, ambos natural de Ribeira do Pombal (BA).
Em sua homilia, o bispo falou das funções próprias dos presbíteros na Igreja, os estimulou na perseverança do ministério ordenado e na colaboração com a missão do anúncio do Evangelho, mesmo nesses tempos de crise, vulnerabilidades e incertezas que estamos vivendo. Os presbíteros são chamados a ser sinal sacramental de Deus para com o seu povo, onde os mesmos exercerão o seu ministério para que, desta forma, possam associar-se mais estreitamente ao Cristo Bom Pastor do rebanho.
Agradecemos a Dom Guido Zedron, a todos os fiéis da Paróquia de Santa Teresa de Ribeira do Pombal (BA) que de forma direta ou indiretamente colaboraram para a formação desses novos Presbíteros da Igreja e, particularmente, por ter permitido que o Diácono Sergio Reis fosse ordenado em sua Paróquia natal, junto com seus amigos e familiares e, ao Pe. Jeferson Pereira, por ter compartilhado dessa graça sacramental com seu conterrâneo redentorista.
Pe. Sergio Reis Santos e sua mãe Gelma Sousa Reis
O neo-presbítero nasceu em 18 de abril de 1991, em Ribeira do Pombal (BA). Passou pelo acompanhamento da Pastoral Vocacional dos Missionários Redentoristas da Bahia no ano de 2008, onde fez o Estágio Vocacional e foi aprovado para entrar no Seminário em 2009, quando fez o Aspirantado na Comunidade Vocacional Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa/BA. Nos anos de 2010 a 2012, fez o Postulantado, estudando na Faculdade São Bento da Bahia, em Salvador/BA, onde fez o Curso de Licenciatura em Filosofia, morando na Comunidade São Geraldo, no Bairro de Pituaçu/Salvador-BA.
Em 2013 fez a experiência do Noviciado Interprovincial em Campina Grande (PB). Quase no término, pediu para deixar o noviciado e retornou para casa. Já em 2014 retornou para a Congregação e fez seis meses de pastoral na Comunidade Redentorista da Piedade, em Itabuna/BA e foi aprovado para o Noviciado, o qual repetiu em 2015, no Noviciado Interprovincial em Goiânia – GO. Logo em seguida, fez a profissão dos Votos Religiosos, em 24 de janeiro de 2016, na Igreja de Nossa Senhora das Candeias em Pituaçu, Salvador/BA.
Entre os anos de 2016 a agosto de 2018 fez o Curso de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte - MG, morando na Comunidade Vocacional Dom Muniz. Como professo temporário realizou, em 2019, o estágio pastoral na Missão Redentorista no Suriname, conforme as orientações do Governo da Vice-Província Redentorista da Bahia, sob os cuidados da comunidade redentorista local, onde recebeu as Ordens Menores, no dia 11 de maio de 2019. Depois de ter feito o Segundo Noviciado (Curso interprovincial de preparação dos Votos Perpétuos), em Juiz de Foram - MG, no dia 01 de março de 2020, professou os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor, conforme rito e prescrições estabelecidas, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, no Bairro de Pituaçu, em Salvador – BA. Em 26 de abril de 2020, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, pela imposição das mãos de Dom João Santos Cardoso, bispo diocesano, foi ordenado diácono da Igreja.
Em Cristo, Maria e Afonso.
 
Pe. Roque Silva Alves CSsR
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e flor, texto que diz "Pascom PARÓQUIA JESUS JES OMBAL (BA)"
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, dançando, em pé e no palco
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna