Unificação do da Equipe Missionária e o Centro Missionário

No dia 28/06, pela manhã, na Comunidade Redentorista Santo Afonso, sede do Centro Missionário Redentorista, em Salvador/BA, foi realizada mais uma reunião entre os membros da Equipe Missionária e do Centro Missionário, afim de dar continuidade ao processo de unificação do da Equipe Missionária e o Centro Missionário, conforme a decisão do Conselho da Vice-Província, em reunião no dia 28/12/2016, que determinou sobre a unificação da Equipe Missionária e o Centro Missionário para os trabalhos missionários, reforçando a nova configuração do Centro Missionário Redentorista, que se dividirá em três setores: 1) Santas Missões, 2) Missionários Leigos e 3) formação missionária, tendo um confrade referencial para cada setor. Com isso, serão fortalecidas as estruturas e condições para a Missão: Secretaria comum, transportes, economia, material missionário, formação e pessoal. 
Após o momento inicial de oração foi apresentada uma pauta dos assuntos a serem conversados e definidos: a) avaliação geral das missões realizadas: Crisópolis/BA, Olindina/BA e Boa Nova/BA; b) a Missão de Águia Branca /ES, em novembro; c) pedidos de Missões: assumidos, desistências e coordenações das missões assumidas; d) calendário missionário 2017 e 2018; e) funções e responsabilidades: coordenação do centro e economia (Pe. Pedro Gruzdz), coordenação da Equipe (Pe. Adilson Ferreira) Missionários Redentoristas Leigos (Pe. José Grzywacz), cursos missionários (Pe. Pedro Gruzdz e Pe. Antonio Niemiec), manutenção dos carros (Pe. Adão Mazur), manutenção do som e material missionário (Ir. Domingos Barreto), agendamento, artigos e atualização do site (Secretaria - Andréia) e superior da Comunidade (Pe. Tadeu Pawlik).
Falamos, também, da necessidade de sensibilizar e convidar os confrades dos outros trabalhos apostólicos para que, conforme a índole de nossa consagração, o carisma da Congregação e a prioridade apostólica das Santas Missões na Vice-Provincia se esforcem para participar, pelo menos, em uma das etapas das Santas Missões que são realizadas. 
Tratamos, ainda, sobre o apelo do XXV Capítulo Geral e nossa tradição redentorista na VPBA de promover, criar e integrar nas comunidades, paróquias e santuários, sob a administração da Vice Província, os Missionários Redentoristas Leigos como colaboradores e voluntários da vida apostólica em suas comunidades e no apostolado da Vice Província, assegurando-lhes assistência, o apoio necessários e acompanhamento dos grupos já existentes.
Também foi discutida a necessidade de atualização, correção, organização, aquisição e planejamento do material missionário disponibilizados para as Missões e os Cursos de formação missionária. 
Recordamos e agendamos, que entre os dias 29/01 a 02/02 de 2018, acontecerá em Aparecida/SP, o Congresso Missionário e todas as unidades deverão enviar seus um bom número de confrades. 
Por fim, desejamos que o trabalho missionário em conjunto possa ser muito edificante para todos. Que Santo Afonso, nosso pai e fundador, os Santos, Mártires e Beatos redentoristas, ao lado da Mãe do Perpétuo Socorro, intercedam ao Cristo Redentor por todos os confrades e pelo dinamismo missionário de nossa Congregação Redentorista.

 

Pe. Roque Silva Alves, CSsR.
Superior Vice-provincial da Bahia