Retiro Espiritual do Diác. Manuel Novaes Dias

Entre os dias 28 de outubro a 02 de novembro de 2019, ocorreu na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, paróquia São Pedro de Macarani-BA, o retiro espiritual em preparação à ordenação presbiteral do Diácono Manuel Novaes Dias, missionário redentorista e natural daquela comunidade. O pregador do retiro foi o Pe. Roque Silva, Superior Vice-Provincial da Vice-Província Redentorista da Bahia. Além das conferências ao Diácono, o pregador realizou momentos orantes, celebrativos e catequéticos com a comunidade local e demais comunidades presentes nesses dias. Houve também visitas aos doentes e atendimento às confissões.

As comunidades locais e aquelas por onde o Diácono Manuel atuou, enquanto leigo, se fizeram presentes durante o retiro e, sobretudo, nas celebrações da Santa Missa. O pároco, Pe. Irineu, e demais membros da comunidade Matriz também marcaram presença. Um show de criatividade embelezou as celebrações com a cultura e elementos próprios de cada comunidade.

Um retiro ao mesmo tempo celebrativo e contemplativo. Por um lado, tivemos o envolvimento das comunidades em quase todos os momentos que acompanharam atentos e curiosos, com sede de saber. Por outro, estávamos cercados de montanhas e uma natureza encantadora que no silêncio natural do campo se ouvia desde o barulho dos ventos nas plantações aos pássaros e a uma infinidade de animais grandes e pequenos, perto ou distante.

Uma bonita experiência do sagrado manifestada na simplicidade e nos pequenos gestos foi vivenciada nesses dias. E quantas manifestações!!! Só nos resta agradecermos essa bondade divina apresentada a todos nestes seis dias de orações, celebrações e muita doação. Impulsionados pelo pedido de nossa Senhora, Virgem de Guadalupe, ao pobre e humilde índio Juan Diego em ser o portador da mensagem de luz e harmonia para toda a nossa América, sejamos nós os continuadores da evangelização encarnada na história e cultura dos nossos povos. E, que o ministério presbiteral do Diácono Manuel, que assumirá em breve, seja fecundo e frutífero.
Diác. Manuel Novaes Dias CSsR