Encontro Nacional dos Formadores e Promotores Redentoristas

Entre os dias 10 a 14 de julho está acontecendo, em Salvador – Bahia, o Encontro Nacional dos Formadores e Promotores Vocacionais Redentoristas do Brasil. Esse encontro é promovido pela União dos Redentoristas do Brasil (URB), desde os anos 80 e tem como finalidade fazer a partilha das experiências, estudos e conteúdo da formação. 
Para cada ano, uma unidade redentorista do Brasil fica responsável para sediar a logística do local do encontro. Esse ano foi a vez ada Vice-Província da Bahia, que por não ter uma casa própria para os grandes encontros, programou para que o mesmo fosse realizado nas dependências do Convento de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador (Terreiro de Jesus e Pelourinho). 
A temática trabalhada pelo assessor, Pe. Lourenço Kearns CSsR, foi a dimensão da Espiritualidade Redentorista no processo de Formação e suas implicações práticas na vida missionária dos candidatos nas diversas etapas da formação. E, também, o papel do formador como moderador do processo de assimilação dos conteúdos da formação.
Os candidatos a padres e a irmãos na Congregação Redentorista percorrem caminhos diferentes durante a formação, mas a base religiosa é comum. Contudo, o objetivo fundamental da formação é o mesmo para todos: preparação para a consagração religiosa (dedicação da vida a Deus) e para a missão redentorista no serviço à Igreja e à Congregação.
Por parte das Províncias e Vice-Províncias, houve uma resposta muito grande com um total de 35 participantes, assim distribuídos: Província de Porto Alegre: 1 = Pe. Arnaldo; Província de São Paulo: 8 = Pe. Belo, Pe. Carlos Vitor, Pe. Jerônimo, Pe. Anselmo, Pe. Torres, Ir. Viveiros, Pe Gabriel e Pe. Arcanjo; Província de Goiás: 5 = Pe. João Paulo, Pe. Wenderson, Pe. Frederico, Ir. Welington e Fr. Auro Marques; Vice-Província de Fortaleza: 3 = Pe. Iracildo, Pe. Washington e Ir. Hélio; Vice-Província de Recife: 3 = Diác. Fabiano, Pe. Heleno e Pe. Geraldo Freire (URB); Província do Rio de Janeiro: 4 = Pe. José Maurício, Pe. Fagner, Pe. Edson e Pe. Bruno; Província de Campo Grande: 3 = Pe. Lourenço (assessor), Pe. Francisco e Diác. Oliton; Vice- Província de Manaus: 4 = Pe. Agildo, Pe. Amarildo, Pe. Valter e Fr. Ariton; Vice-Província da Bahia: 4 = Pe. Marcos, Pe. João Batista, Ir. Valdeneir e Pe. Roque Silva.

Pe. Roque Silva Alves CSsR - Bahia